Profissão TI: Fabrício Barth, do portal Apontador
Categorizado em Profissão TI

Fabricio BarthFabrício Barth é atualmente o responsável pela área de busca do portal Apontador. No Profissão TI, Fabrício fala, entre outras coisas, das oportunidades no mercado de trabalho para bons profissionais na área de tecnologia. Segundo ele, mesmo as vagas em que não é necessária experiência estão difíceis de preencher. Fabrício também explica a importância da criatividade nessa profissão, bem como habilidades de relacionamento humano e trabalho em equipe. Quem entrevista é o Prof. Maurício Pimentel, da BandTec.

3 comentários sobre “Profissão TI: Fabrício Barth, do portal Apontador”
  • Fabrício Barth disse:    ( 03.11.2010 às 16:26 )

    Thomas,

    Mestrado na área de Sistemas Inteligentes aqui no Brasil você pode encontrar em várias universidades, na maioria dos casos, em universidades públicas. Aqui na região da cidade de São Paulo você poderá encontrar bons mestrados na área: USP capital (Poli e IME), UNICAMP, USP São Carlos e UFSCAR são alguns exemplos. A maioria dos cursos tem um processo de seleção de candidatos. Alguns deles fazem uso do POSCOMP (http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=189) - Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação.

    Infelizmente, não existe nenhuma “receita de bolo” para o ingresso no mestrado nestas instituições. Na prática, você terá que acessar a página de instituição por instituição.

    Segue alguns links que podem ser relevantes para você:

    Departamento de Computação da Poli-USP: http://www2.pcs.usp.br/
    Instituto de Matemática e Estatística da USP: http://www.ime.usp.br
    Instituto de Computação - UNICAMP: http://www.ic.unicamp.br/cg/engenharia-de-computacao/
    UFSCAR: http://www2.ufscar.br/home/index.php
    USP - São Carlos: http://www.saocarlos.usp.br/

    Espero ter ajudado. Abraços!

    Fabrício.

  • Thomas Lopes disse:    ( 15.10.2010 às 12:01 )

    Excelente bate-papo!

    Aproveitando a deixa do ‘reciclar’, eu, que sou formado em Ciência da Computação também, gostaria de saber do Doutor Fabrício: Qual o caminho das pedras para seguir num mestrado em área correlatas a Sistemas Inteligentes, aqui no Brasil?

    Outra coisa que gostaria de comentar sobre os temas abordados, é a questão de ser programador/desenvolvedor. É importante que o profissional saiba mesmo programar, e não apenas aplicar scripts (os famosos ’scripteiros’) prontos que encontrar por aí. Apesar disso parecer bom no começo, essa atitude pode representar um problema para um projeto no futuro. Uma boa formação em Estruturas de Dados e lógica de programação é primordial!

  • Tweets that mention Fabrício Barth, do portal Apontador | PodCasting Brasil — Topsy.com disse:    ( 13.10.2010 às 17:35 )

    [...] This post was mentioned on Twitter by Fabio R de Miranda and Fabrício J. Barth, Gustavo Rodrigues. Gustavo Rodrigues said: Mais um "capítulo" do podcasting "Profissão TI". Muito bom, a conversa dessa semana foi com o Fabrício Barth. http://migre.me/1yRUs [...]

Deixe um comentário
Feed RSS dos comentários.