Arquivo da categoria: Seres Humanos de Negócios

Na série Seres Humanos de Negócios, o psicólogo e consultor de empresas José Ernesto Bologna aborda como podemos manter os valores humanos fazendo negócios em uma cultura em que a excelência, o pragmatismo e a competição nos desafiam constantemente.

Ampliação de consciência e espiritualidade

vera_helena.jpgNa segunda etapa da série “Seres Humanos de Negócios”, o psicológo e consultor de empresas José Ernesto Bologna abre espaço para entrevistas que trazem a contribuição das Ciências Humanas ao mundo corporativo. No 24º programa da série, Bologna conversa com a Dra. Vera Helena Camará de Azevedo e Souza, que aborda questões convergentes sob o ponto de vista da religiosidade e da Psicologia. Entre outros pontos, a psicóloga e psicoterapeuta fala sobre a internalização da consciência, o uso do tempo e a quebra de um paradigma: de que a espiritualidade seja desligada de uma realidade objetiva e prática.

Feminino e plural: O Papel da Mulher Pós-Moderna

vera_maluf.jpgAs mudanças sociais ocorridas no século 20, em especial, as alterações da estrutura da família nuclear e suas consqüências são o tema da entrevista de José Ernesto Bologna com a Dra. Vera Maluf, psicóloga e mestra em Psicologia Clínica pela PUC de São Paulo. Em mais uma reflexão dentro da série “Seres Humanos de Negócios”, a membro do Comitê de Psicologia da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana comenta as modificações significativas e revolucionárias, ocorridas sobretudo nas décadas de 1960 e 1970, das mulheres sobre elas mesmas e também do mundo sobre elas. A quebra do papel da mulher-esposa-mãe e da estrutura da família nuclear são alguns dos temas que ganham espaço no esclarecedor bate-papo entre os psicológos José Ernesto Bologna e Vera Maluf em mais um programa da série “Seres Humanos de Negócios”.

Desafios da Educação

claudio_haddad1.jpgApós uma bem-sucedida carreira no mercado financeiro, com destaque para a sua trajetória no Banco Garantia, Claudio Haddad tem se dedicado ao setor educacional desde 1999. O ex-diretor do Banco Central ocupa, atualmente, o cargo de presidente do IBMEC-São Paulo, instituição de ponta que vem formando, economistas e administradores sob uma ótica mais humanista. Engenheiro e doutor em Economia, Claudio Haddad é o entrevistado de José Ernesto Bologna na série “Seres Humanos de Negócios”. Na conversa com o psicólogo e consultor de empresas, Haddad fala sobre as limitações culturais e os potenciais do país em tempos de globalização. Comenta, ainda, sobre as reformas que são necessárias ao Brasil, em especial ao papel do Estado na Educação.

Educação e Negócios

eduardo_wurzmann.jpgA transferência de conhecimentos do mundo corporativo para o mundo educacional. O empresário de Educação Eduardo Wurzmann, da Veris Educacional – que engloba o IBTA (Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada) e o IBMEC – conversa com o psicólogo José Ernesto Bologna sobre o conceito de negócios na Educação. Em mais um programa da série “Seres Humanos de Negócios”, Wurzmann fala em que condições deve – e pode – acontecer essa transferência de saberes. O economista e educador comenta, também, o papel de tecnólogos e bacháreis, as mudanças nos conceitos de Educação e a efetividade de conhecimentos. Na entrevista concedida a José Ernesto Bologna, Eduardo Wurzmann aborda, ainda, temas polêmicos como o ritmo dos avanços e a presença estrangeira no sistema educacional brasileiro.

Somatória de prática e reflexão

patrocinio.jpgNo Brasil, a legitimidade da negociação passa primeiro pela prova de que somos honestos. No entanto, essa representa uma das muitas dificuldades que enfrentamos no processo de negociação por aqui. Os interesses, a racionalidade, a base conceitual, os conflitos trabalhistas e as múltiplas alternativas criadas no desenvolvimento da negociação são debatidos no vigésimo programa da série “Seres Humanos de Negócios”. José Ernesto Bologna entrevista o consultor de negócios José Camarinha Patrocínio. Mais conhecido como Patrô, o professor de Negociação de Universidades como a USP e a Federal do Rio, explica as razões pelas quais o negócio é uma prática que pressupõe reflexão.

Brasilidade nos negócios

marcelo_araujo.jpgCom a proposta de construir empresas brasileiras bem-sucedidas, também em dimensões internacionais, Marcelo Araújo migrou da gigante petroleira Shell para importantes companhias nacionais. Após uma trajetória de êxito pela Natura e CSN, o executivo chegou ao grupo Camargo Corrêa, em que é membro do conselho de administração e responsável pelas estratégias de negócios do grupo, particularmente nas áreas têxtil, de calçados, metal e serviços. Em mais uma entrevista dentro da série “Seres Humanos de Negócios”, o psicológo e consultor de empresas José Ernesto Bologna conversa com Marcelo Araújo sobre as particularidades da construção de companhias nacionais de dimensão internacional e sobre o país como cenário de uma multifacetada cultura de negócios.

Desafios da identidade corporativa

luiz_fernando_giorgi_pb.jpgGlobalizantes e globalizados, as vantagens da mundialização, o predomínio das políticas corporativas internacionais, o papel das organizações na vida contemporânea, a formação e a sucessão de líderes em instituições multinacionais atuantes no mercado brasileiro. Esses são alguns dos pontos de destaque no bate-papo entre José Ernesto Bologna e Luiz Fernando Giorgi, da LFG Consultoria, sobre cultura de negócios e cultura social. O questionamento a respeito dos desafios da identidade das empresas é o fio condutor dessa enriquecedora conversa de Bologna e Giorgi dentro da série “Seres Humanos de Negócios”.

Subjetividade & Objetividade

joao_perez.jpgEm entrevista a José Ernesto Bologna, o vice-presidente mundial de software da IBM, o brasileiro João Pedro Perez, aborda temas como a importância do humanismo na formação tecnológica e a velocidade da construção do conhecimento. No décimo sétimo programa da série “Seres Humanos de Negócios”, o executivo da IBM fala, ainda, sobre a melhora de resultados com a introdução de subjetividade no mundo corporativo. No bate-papo com o psicólogo José Ernesto Bologna, Perez comenta também sobre as vantagens do redimensionamento do RH dentro das corporações.

Humanização das relações

carlos_ferreira.jpgNa terceira entrevista da nova etapa da série “Seres Humanos de Negócios”, o consultor de empresas e psicólogo José Ernesto Bologna conversa com Carlos Ferreira, vice-presidente da Vertical de Finanças da Oracle América Latina. No bate-papo exclusivo, Carlos Ferreira comenta sobre o perfil do profissional no segmento da Tecnologia da Informação. O executivo aborda, também, as mudanças ocorridas neste setor no decorrer dos últimos quinze anos; aspectos que impactaram fortemente os profissionais de TI e sua relação com outras pessoas, com suas empresas e também com os clientes.

Desenvolvimento econômico e humano

sergio_rodrigues.jpgO Brasil é uma das principais economias do mundo, porém apresenta um hiato em relação ao capital humano. E a educação é apontada por Sérgio Rodrigues, presidente da Tata Consultancy Services Brasil, como a principal ferramenta para a inclusão econômica e social no país. Em bate-papo exclusivo com o consultor José Ernesto Bologna, Sérgio Rodrigues aborda, também, a aplicação real do conhecimento na vida profissional. Na entrevista que integra a nova fase da série “Seres Humanos de Negócios”, o executivo comenta, ainda, como os líderes podem se tornar construtores de cultura social no Brasil contemporâneo.